Incêndios
Na minha profissão de electricista da construção civil sempre me questionei sobre o que poderia acontecer se um incêndio de grandes dimensões deflagrasse num dos tantos prédios que electifiquei.
Autenticas colmeias sem condições de fuga para dezenas ou centenas de pessoas encurraladas, o desfecho iria ser certamente catastrófico.
A grande maioria dos incêndios em edificio altos são provocados pelas condições de segurança das instalações eléctricas.
"Sei do que falo"
As inst...alações eléctricas de edifícios com grande envergadura e com grande potência instalada deviam ser inspeccionados no minimo de cinco em cinco anos por profissionais competentes, analisados reapertos e dimensões de barramentos, quadros, protecções individuais, colectivas e rede de terras.
Isto não é feito.
Em Lisboa, bairros como Olivais, Chelas, Sto antónio dos Cavaleiros, Reboleira e muitos outros que conheço bem, nunca souberam o que era uma vistoria após a sua construção há 40, 60 ou mais anos.
Há pouco tempo pediram-me para ver se conseguia perceber o que se passava num prédio em que em alguns momentos a corrente quase desaparecia para logo de seguida voltar em força queimando lâmpadas, televisões, leitores, computadores, frigorificos e outros electrodomésticos.
Como o prédio tinha cerca de cinco anos de construção aconselhei a chamarem o construtor de imediato e responsabilizá-lo pela manutenção.
Porque o assunto era grave.
Claro que: Em defesa do código deontológico do electricista não vou dizer qual era a avaria e onde se encontrava localizada.
